Informações Gerais

A RUDNICK MINÉRIOS é uma empresa que fornece matérias-primas necessárias para a construção civil e tem a responsabilidade e o compromisso com a privacidade das informações de seus clientes, colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores, parceiros e usuários. Razão pela qual informa os interessados, dando mais transparência sobre o modo como os dados são tratados, total ou parcialmente, de forma automatizada ou não, os dados pessoais ao qual realizamos operações de tratamento.

A presente Política de Privacidade tem como objetivo esclarecer os interessados acerca dos tipos de dados que são coletados, dos motivos da coleta e da forma como os titulares de dados poderão atualizar, gerenciar ou excluir estas informações junto à organização.

Esta Política de Privacidade foi elaborada de acordo com a Lei Federal n. 12.965 de 23 de abril de 2014 (Marco Civil da Internet) e com a Lei Federal n. 13.709, de 14 de agosto de 2018 (Lei de Proteção de Dados Pessoais – LGPD).

Nossa Política de Privacidade aplica-se somente as páginas especificadas do nosso site, área restrita do cliente e aos processos internos da empresa.

Esta Política de Privacidade poderá ser atualizada em decorrência de eventual atualização normativa, razão pela qual se convida o usuário a consultar periodicamente esta seção.

Definições

Para fins desta Política, entende-se as seguintes definições:

  • Bases legais: são as hipóteses previstas na LGPD que permitem a organização a realizar o tratamento dos dados pessoais, tais como, consentimento, obrigação legal ou regulatória, execução de contrato, dentre outras.
  • Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem às decisões referentes aos dados pessoais.
  • Dado pessoal: toda informação relacionada a uma pessoa física que possa identificá-la ou torná-la identificável.
  • Dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
  • Encarregado (DPO): pessoa indicada pelo controlador para atuar como canal de comunicação entre controlador, os usuários e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
  • LGPD: Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.
  • Tratamento: são as operações realizadas pela organização com os dados pessoais, incluindo atividades como: coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
  • Titular: é pessoa física a quem se referem os dados pessoais objeto de tratamento (clientes, funcionários, prestadores de serviços, etc.).
  • Operador: pessoa física ou jurídica, de direito público ou privada, que realiza o tratamento dos dados pessoais em nome do Controlador (fornecedores subcontratados).

Responsabilidade pelo Tratamento dos Dados

O Controlador é o responsável pelo tratamento dos dados pessoais do Titular de dados. Essa responsabilidade pode ser desempenhada por uma pessoa física ou jurídica que, de forma individual ou em conjunto com outras entidades, tem a prerrogativa de determinar as finalidades e os procedimentos de tratamento desses dados pessoais, conforme estabelecido no Art. 5º, VI da LGPD.

O operador é o responsável por realizar o tratamento dos dados pessoais em nome do controlador, seguindo as diretrizes estabelecidas por este na cadeia de tratamento de dados através de contrato firmado entre ambas as partes.

O titular de dados é a pessoa física cujas informações são acessadas por meio de consultas em bases públicas e publicáveis para fornecer serviços aos nossos clientes, como, por exemplo, garantir a melhor performance na análise de crédito.

A responsabilidade da RUDNICK MINÉRIOS, neste contexto, é garantir boas práticas de segurança da informação no processamento dos dados e nas questões de privacidade, garantir a coleta de consentimento de dados, política de senhas fortes, monitoramento e descarte de dados de modo seguro.

A RUDNICK MINÉRIOS atua como Controladora dos dados: ao coletar os dados pessoais dos usuários que acessam o site da organização, através dos Cookies de navegação e pelo canal de atendimento (Contato) para falar com um de nossos especialistas, coletando nome completo, e-mail e telefone para oferecer nossos serviços e realizar o atendimento do cliente.  Além disso, a empresa atua como Controladora ao contratar colaboradores ou prestadores de serviços para cumprir determinações legais e ao coletar informações pessoais de clientes para comercializar matérias-primas e fazer a emissão fiscal das vendas.

Direitos do Titular

O Titular de dados tem direito de solicitar à empresa as informações sobre:

  • Confirmação e acesso aos dados: direito de obter a confirmação de que os dados pessoais que lhe digam respeito são ou não objeto de tratamento pela organização e, se for esse o caso, o direito de acessar os seus dados pessoais;
  • Retificação dos dados: direito de solicitar correção ou atualização dos dados pessoais que estiverem inexatos ou desatualizados que lhe digam respeito;
  • Eliminação dos dados: direito de ter seus dados pessoais excluídos do site, observados os direitos da organização;
  • Anonimização dos dados: direito de ter seus dados anonimizados, ou seja, desvinculados de toda e qualquer forma de ligação com seu Titular, tornando impossível a sua identificação;
  • Bloqueio dos dados: direito de suspender temporariamente o tratamento de seus dados pessoais pela organização;
  • Limitação do tratamento dos dados: direito de limitar o tratamento dos seus dados pessoais, quando inexatos ou utilizados de maneira ilícita ou sem a observância das finalidades propostas ou para fins desnecessários;
  • Oposição: direito de se opor por motivos relacionados com a sua situação particular, ao tratamento dos dados pessoais que lhe digam respeito, observados os direitos da organização.
  • Portabilidade dos dados: direito de solicitar a transferência dos seus dados pessoais para outro site fornecedor de serviço ou produto.
  • Obter informações sobre o compartilhamento de dados: direito de obter informações sobre as entidades públicas e privadas, com as quais o controlador realizou uso compartilhado de seus dados;
  • Obter informação sobre consentimento: direito de obter informação sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e suas consequências;
  • Direito de obter revisão de decisões automatizadas: direito de não ficar sujeito a nenhuma decisão tomada exclusivamente com base no tratamento automatizado (se houver).
  • Direito de revogação: direito de solicitar a revogação do seu consentimento para a realização de tratamento de seus dados pelo controlador.

Se a empresa for a Controladora dos dados, o Titular poderá exercer todos os seus direitos estabelecidos no art. 18 da LGPD, conforme mencionado anteriormente. Já se a empresa atuar como a Operadora dos dados, o Titular terá a possibilidade de exercer apenas os seguintes direitos: confirmação, acesso e retificação dos dados, bem como obter informações sobre o compartilhamento e o seu consentimento.

Para exercer seus direitos, o Titular de dados deve utilizar o formulário específico disponibilizado em nosso site, no endereço https://rudnickminerios.com.br/politica-de-privacidade/. Neste formulário, é necessário fornecer as seguintes informações: nome completo, e-mail e telefone, além do assunto a ser tratado.

Caso a empresa atue como Operadora dos dados, o Titular terá a opção de exercer os demais direitos constantes no art. 18 da LGPD, entrando em contato diretamente com a empresa contratante de nossos serviços, a qual é denominada Controladora.

Quais dados PESSOAIS coletamos?

  1. Dados informados nos formulários de contato do nosso site;
  2. Dados dos nossos colaboradores e seus dependentes, incluindo dependentes considerados crianças e/ou adolescentes;
  3. Dados de nossos prestadores de serviços;  
  4. Dados dos nossos clientes e seus representantes;
  5. Dados de navegação no nosso site, tais como URL, Endereço de IP, Tipo de Navegador, Idioma, páginas visitadas e data e hora da utilização;

Eventualmente, outros tipos de dados não previstos expressamente nesta Política poderão ser coletados, desde que sejam fornecidos com o consentimento do titular, ou ainda, que a coleta seja permitida ou imposta por lei.

Por que tratamos os dados pessoais?

  • Dados informados nos formulários de contato do nosso site: utilizados para prestação dos serviços solicitados no nosso site, tais como envio de orçamentos, respostas às dúvidas, recebimento de sugestões e demais informações que os usuários solicitarem junto à organização.
  • Dados de nossos colaboradores e seus dependentes, incluindo os dependentes considerados crianças e/ou adolescentes: admissão/contratação do colaborador, adesão dos colaboradores e seus dependentes aos benefícios oferecidos pela organização, realização de exames ocupacionais, atendimentos a leis e normas trabalhistas, fiscais, previdenciárias e de segurança e medicina do trabalho, controle de jornada, controle de acesso físico as dependências da empresa e demais obrigações previstas no contrato de trabalho.
    Para realizar o tratamento de dados pessoais de crianças e adolescentes, a Rudnick Minérios coleta a autorização expressa dos pais/responsáveis.
  • Dados dos nossos prestadores de serviços: utilizados para cumprimento das obrigações estabelecidas no contrato de prestação de serviço e cumprimento de obrigações legais e regulatórias de natureza fiscal.
  • Dados dos nossos clientes e seus representantes: dados utilizados para acompanhamento dos serviços prestados junto aos clientes, bem como para cumprimento das obrigações previstas no contrato firmado com o cliente e cumprimento de obrigações legais e regulatórias de origem fiscal.
  • Dados de navegação no nosso site: utilizados para melhorar e personalizar a experiência do usuário durante sua navegação em nosso site.

Quais bases legais usamos?

Dados informados nos formulários de contato do nosso site:

  • Consentimento (Art. 7º, I da LGPD): os usuários ao fornecer seus dados em nossos formulários de contato, manifestam seu consentimento e concordância com os termos previstos nesta Política de Privacidade.
  • Interesse Legítimo (Art. 7º, IX da LGPD): para prestação dos serviços solicitados pelos usuários por meio dos nossos formulários e apoio e promoção das atividades realizadas pela organização, nos termos do Art. 10, I e II da LGPD.

O titular tem o direito de retirar seu consentimento, a qualquer momento, desde que o tratamento dos dados seja fundado tão somente no seu consentimento, sem qualquer outra base legal para fundamento prevista na LGPD.

A retirada do consentimento, quando efetivada, não compromete a licitude do tratamento de seus dados pessoais antes da retirada.

A retirada do consentimento poderá ser feita mediante requisição do titular através do formulário disponibilizado em nosso site https://rudnickminerios.com.br/politica-de-privacidade/.

Dados de nossos colaboradores e seus dependentes, incluindo os dependentes considerados crianças e/ou adolescentes:

  • Execução de contrato (Art. 7º, V da LGPD): execução das obrigações previstas no contrato de trabalho firmado com o colaborador.
  • Obrigação legal ou regulatórias (Art. 7º, II da LGPD): cumprimento de obrigações previstas em leis e normas regulatórias referentes a questões trabalhistas, fiscais, previdenciárias e segurança e medicina do trabalho e demais leis e normas aplicáveis à Rudnick Minérios.

Dados dos nossos prestadores de serviços:

  • Execução de contrato (Art. 7º, V da LGPD): execução das obrigações previstas no contrato de prestação de serviços do contratado.
  • Obrigação legal ou regulatória (Art. 7º, II da LGPD): cumprimento de leis fiscais aplicáveis à organização.

Dados dos nossos clientes e seus representantes:

  • Execução de contrato (Art. 7º, V da LGPD): execução das obrigações previstas no contrato firmado com o cliente.
  • Obrigação legal ou regulatória (Art. 7º, II da LGPD): cumprimento de leis fiscais aplicáveis à organização.

Dados de navegação no nosso site:

  • Consentimento (Art. 7º, I da LGPD): os usuários ao utilizar os serviços e conteúdos oferecidos no nosso site manifestam seu consentimento e concordância com os termos previstos nesta Política de Privacidade.
  • Interesse Legítimo (Art. 7º, IX da LGPD): para melhorias e personalização de conteúdo para a navegação dos usuários no site, nos termos do Art. 10, II da LGPD.

Por quanto tempo armazenamos os dados?

Os dados pessoais do serão conservados por um período não superior ao exigido para cumprir os objetivos estabelecidos neste documento.

O período de conservação dos dados é definido de acordo com os seguintes critérios:

  • Tempo de uso em função do serviço escolhido pelo usuário no site e/ou a vigência do contrato estabelecido com a organização;
  • Os dados serão conservados pela organização, após o fim do serviço escolhido ou do contrato nos seguintes casos:
  • Para o cumprimento de obrigação legal ou regulatória pelo controlador;
  • Para o cumprimento de execução de contrato em função da vigência do contrato estabelecido com a empresa contratante.
  • Para estudo por órgão de pesquisa, garantida, sempre que possível, a anonimização dos dados pessoais;
  • Para a transferência a terceiro, desde que respeitados os requisitos de tratamento de dados dispostos na legislação;
  • Para uso exclusivo do controlador, vedado seu acesso por terceiro, e desde que anonimizados os dados.

Com quem compartilhamos os dados?

Os dados pessoais do Titular, poderão ser compartilhados com empresas fornecedoras para serviços/produtos denominados como Operadores de dados, quando necessário para a realização do tratamento dos dados pessoais e/ou execução das obrigações decorrentes dos acordos firmados com os titulares de dados.

A organização poderá ainda, realizar o compartilhamento de dados pessoais com entidades públicas e/ou privadas, nos casos em que houver obrigação legal ou regulatória ou determinação judicial ou de autoridade competente, que exija o fornecimento dos dados pessoais.

Transferência internacional de dados

Qualquer transferência de dados realizada para país estrangeiro, ocorre de acordo com os ditames da Lei Geral de Proteção de Dados, observando os requisitos previstos no Art. 33 da referida legislação, tais como, compartilhar os dados para empresas que estejam em países que proporcionem grau de proteção de dados adequados com a LGPD, ou quando a empresa comprovar e oferecer garantias de cumprimento dos princípios, direitos do titular e regime de proteção de dados equivalentes à LGPD.

Como protegemos os dados

A organização adota medidas técnicas e organizativas visando estabelecer a segurança das informações e a proteção dos dados pessoais dos usuários, incluindo, mas não se limitando a: política de segurança e privacidade da informação, controle de acesso à informação, recuperação de dados, monitoramento de incidentes de segurança, confidencialidade com seus colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços e demais medidas complementares.

O nosso site utiliza certificado SSL (Secure Socket Layer) que garante que os dados pessoais se transmitam de forma segura e confidencial, de maneira que a transmissão dos dados entre o servidor e o usuário, e em retroalimentação, ocorra de maneira totalmente cifrada ou encriptada.

A violação de dados pessoais ocorre quando um incidente de segurança provoca, de modo acidental ou ilícito, a destruição, a perda, a alteração, a divulgação ou o acesso não autorizado a dados pessoais transmitidos, conservados ou sujeitos a qualquer outro tipo de tratamento.

A organização comunicará o Titular de dados, em prazo adequado, caso ocorra algum tipo de incidente de segurança, que trata o item anterior, relacionado aos seus dados pessoais, que possa causar risco ou dano relevante para seus direitos e liberdades individuais.

Não serão considerados como incidente de segurança, situações as quais os danos sejam de culpa exclusiva de terceiro, tais como ataque de hackers ou crackers ou culpa exclusiva do Titular de dados, como em caso em que ele mesmo transfere seus dados a terceiro.

Por fim, a organização se compromete a tratar os dados pessoais do usuário com confidencialidade, dentro dos limites legais.

Dados de navegação (cookies)

Cookies são pequenos arquivos de texto enviados pelo site ao computador do usuário e que nele ficam armazenados, com informações relacionadas à navegação do site.

Por meio dos cookies, pequenas quantidades de informação são armazenadas pelo navegador do usuário para que nosso servidor possa lê-las posteriormente. Podem ser armazenados, por exemplo, dados sobre o dispositivo utilizado pelo usuário, bem como seu local e horário de acesso ao site.

Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

As informações coletadas por meio destes cookies são utilizadas para melhorar e personalizar a experiência do usuário, sendo que alguns cookies podem, por exemplo, ser utilizados para lembrar as preferências e escolhas do usuário, bem como para o oferecimento de conteúdo personalizado.

É importante ressaltar que nem todo cookie contém informações que permitem a identificação do usuário, sendo que determinados tipos de cookies podem ser empregados simplesmente para que o site seja carregado corretamente ou para que suas funcionalidades funcionem do modo esperado.

O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador ou aparelho.

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.

A seguir, são disponibilizados alguns links para as páginas de ajuda e suporte dos navegadores mais utilizados, que poderão ser acessadas pelo usuário interessado em obter mais informações sobre a gestão de cookies em seu navegador:

Canal de Comunicação

Dúvidas relacionadas aos seus dados pessoais, disposições da presente política ou cumprimento com as diretrizes da LGPD, devem ser direcionadas para o formulário em nosso site https://rudnickminerios.com.br/politica-de-privacidade/ ou encaminhadas ao nosso Encarregado de Proteção de Dados através do e-mail dpo@rudnickminerios.com.br.

Encarregado de Dados

O Encarregado de proteção de dados (DPO) é o profissional nomeado pela organização, para aceitar as reclamações e comunicações dos titulares de dados, fornecer informações e adotar providências em cooperação com a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD).

O encarregado de proteção de dados da nossa organização é a empresa especializada em privacidade chamada ALBES Brasil Ltda.

Das alterações

A presente versão desta Política de Privacidade foi atualizada pela última vez em:  09/11/2023.

A organização se reserva o direito de modificar, a qualquer momento e sem qualquer aviso prévio, os termos desta política, especialmente para adaptá-los às evoluções do nosso site, seja pela disponibilização de novas funcionalidades, seja pela supressão ou modificação daquelas já existentes.

Dessa forma, convida-se o Titular de dados a consultar periodicamente esta página para verificar as atualizações.

Ao utilizar o serviço após eventuais modificações, o Titular de dados demonstra sua concordância com as novas normas. Caso discorde de alguma das modificações, deverá interromper, imediatamente, o acesso ao site e apresentar a sua ressalva ao serviço junto ao nosso Encarregado de dados por meio dos canais divulgados nesta Política, se assim o desejar.

Formulário

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